Conselho Universitário aprova envio das listas tríplices

Postado por: Ana Monteiro

O Conselho Universitário (Coun) da UFMS aprovou na manhã de hoje (30) o encaminhamento das listas tríplices de reitor e vice-reitor para a nomeação dos gestores para o mandato 2020-2024. O Coun é o órgão máximo da Universidade.

A lista tríplice para o cargo de reitor será enviada ao MEC para nomeação pela Presidência da República. A lista tríplice para o cargo de vice-reitor será enviada ao futuro reitor que será nomeado, como determina o Decreto 2.014, de 26 de setembro de 1996 e a Portaria Ministerial 1.048, de 14 de outubro de 1996.

A decisão segue a ordem aprovada pelo Colégio Eleitoral, no dia 29, que foi apresentada no Coun pela professora Doroteia Fátima Bozano, presidente do Colégio. Ela enfatizou que o processo transcorreu com legalidade e de acordo com as regras e normas estabelecidas na primeira reunião do Colégio Eleitoral. As listas tríplices aprovadas têm a seguinte classificação para reitor: 1º) Marcelo Turine, 2º) Lincoln Carlos Silva de Oliveira e 3º) Elizabeth Maria Azevedo Bilange; e para vice-reitor: 1º) Camila Ítavo, 2º) José Antonio Menoni e 3º) Lucilene Machado Garcia Arf.

Todo o processo eleitoral foi aprovado pelo Colégio Eleitoral e seguiu a legislação vigente, de acordo com o art. 16, da Lei 5.540, de 28 de novembro de 1968, alterado pela Lei 9.192, de 21 de dezembro de 1995; e no §2º do art. 1º do Decreto 1.916, de 23 de maio de 1996, e as Normas aprovadas pelo Colégio Eleitoral, por meio da Resolução 2, de 9 de junho de 2020.

A 144ª Reunião Ordinária do Coun foi presidida pelo reitor Marcelo Turine e transmitida ao vivo pela TV UFMS, no canal do YouTube.

O reitor Marcelo Turine agradeceu os trabalhos do Colégio Eleitoral, Comissão Executiva Central, Comissão de Ética e de todos os servidores envolvidos no processo de elaboração das listas tríplices. “Quero parabenizar todos os conselheiros do Colégio Eleitoral pela participação e excelente condução no processo de consulta para reitor e vice-reitor da UFMS para os próximos quatro anos”, disse.

Texto: Rose Pinheiro