Debate público entre as chapas candidatas à Reitoria será realizado nesta quarta-feira
Hoje, 8, às 19h, será realizado o debate público entre as chapas candidatas à Reitoria 2024 a 2028, no auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS e pela Rádio Educativa UFMS 99.9. O debate também terá transmissão simultânea no Auditório 1 do Complexo Multiuso 1.
O presidente da Comissão Executiva Central, Henrique Mongelli, explica que o debate é uma etapa fundamental do processo eleitoral. “É o momento em que os candidatos podem mostrar as suas ideias, o que está contido nos seus planos de trabalho. Com isso, ao mesmo tempo, a comunidade e os votantes podem observar como cada chapa se comporta diante de um questionamento, diante de uma necessidade da Instituição. Então é um importante momento para se comparar e separar a pessoa que tenha mais possibilidade de representar e administrar a UFMS”.
Como norma da Comissão Executiva Central, a entrada no auditório será apenas para 30 convidados de cada chapa e seis assessores dos candidatos. Também estarão no local equipes de apoio à Comissão e suporte à transmissão.
O debate será dividido em quatro blocos. No primeiro momento, os candidatos devem apresentar suas propostas, com quatro minutos de fala para cada chapa. A ordem da apresentação será definida por sorteio.
No segundo bloco, os candidatos fazem perguntas entre si, com ordem também definida por sorteio. A chapa que responde em uma rodada passa a ser a responsável pela pergunta seguinte, até que todos tenham feito e respondido uma pergunta. A cada resposta, abre-se espaço para réplica e tréplica, totalizando cinco minutos em cada ciclo.
Já no terceiro bloco, o debate será aberto para participação do público, com perguntas elaboradas e enviadas pela comunidade universitária. As perguntas serão enviadas por meio de um formulário que será inserido na descrição do canal da TV UFMS. Ao todo, serão sorteadas sete perguntas, que devem ser respondidas pelas três chapas.
É necessário que o formulário seja preenchido com o e-mail institucional pessoal, sendo vetadas perguntas enviadas por e-mails ligados a setores da UFMS. O texto deve ser elaborado em formato de pergunta, com até 900 caracteres. “O link para o Google Forms vai ser disponibilizado ao longo do debate, mas só nos primeiros cinco minutos do intervalo é que vai ser possível enviar as perguntas. À medida que o debate vai transcorrendo, o público já pode deixar pronta a pergunta e só incluir, copiar e colar no formulário para ser sorteado”, recomenda o presidente da Comissão Executiva Central.
No quarto e último bloco, o espaço será aberto para considerações finais dos candidatos, com três minutos para a fala de cada uma das chapas. A resolução completa com as regras do debate está disponível aqui.
A consulta pública à comunidade universitária para a escolha de reitor e vice-reitor será realizada em turno único nesta sexta-feira, 10, das 8h às 21h.
Texto: Alíria Aristides